quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

História da Moda

Hello Girls! Nem contei pra vocês que já iniciei o curso Técnico de Produção de Moda né? Eitaaaa !
Mais então, estou simplismente amando ♥ Exatamente como eu imaginava, sem tirar nem por, tudo que eu realmente queria ! Um dia da semana, vou fazer aqui no blog um post sobre o curso, o que estou aprendendo, etc.. tudo que estou envolvida. E hoje, vou contar pra vocês sobre uma matéria que estou in love tbm rs.


   Os seres humanos desde o começo passaram a se cobrir com peles de animais para se proteger do clima e, com o tempo, essa proteção foi se tornando cada vez mais sinônimo de poder e status.
   Teve épocas que dava-se valor, por exemplo, às roupas na cor roxa, pois essa cor era derivada de um pigmento muito raro que só a nobreza tinha condições de adquirir.
   Já os mais pobres usavam roupas na cor azul, que era feita com uréia, encontrada em abundância, pois os tintureiros tomavam muitas bebidas alcoólicas, faziam a urina em baldes, e essa era utilizada para tingir as peças de tecido #tenso

   Nessa matéria gente, vou estudar específicamente as épocas Medieval, Renascença e Reformas, Iluminismo e Vitoriana.




Uma característica importante foi a diferenciação das roupas masculinas das femininas e embora pareça totalmente oposto à realidade moderna, o homem tinha, nesta época, um visual que sobressaía em relação ao da mulher. A moda durante a época Medieval, e mais precisamente neste último século XIV se manteve muito estável, apenas apresentando algumas modificações.
Na última metade do século XIV, a moda passou pela sua fase inaugural europeia, mas ainda artesanal e reservada ao círculo da aristocracia. O traje bem cortado era sinal do estatuto político e económico de quem o usava.


O século XV sofreu grandes influências da corte espanhola, uma das mais importantes da época.




Devido às suas grandes semelhanças, uma única análise conjunta aos mesmos. No início do século XVI deu-se uma grande “revolução” no que diz respeito à mentalidade humana que marcou o final da Idade Média e o início da Era Moderna. A este período deu-se o nome de Renascimento e neste verificou-se uma grande evolução de vários aspectos da vida do Homem como as artes, as ciências, a religião mas, principalmente, da filosofia que teve enormes consequências na moda, pegando em elementos nos séculos anteriores e aperfeiçoando-os e dando origem a inovações quer nos tecidos usados, peças de vestuário e no realce, através da moda, da grande segregação social existente. São estes os principais pontos de focagem no nosso trabalho acerca da evolução da moda no Renascimento.




Na abordagem destes séculos foi igualmente feita uma análise conjunta dos mesmos.
São principalmente abordadas as duas revoluções que marcaram a evolução da moda nestes séculos
 Revolução Industrial e Revolução Francesa – sendo enumeradas as principais consequências e impactos observados. Por fim é também referida a Época Contemporânea que se caracteriza pela evolução da indústria e também pelo seu auge de prosperidade e estes são os principais aspectos tratados nestes séculos.










Conhecimentos em História da Moda são fundamentais para todas as áreas profissionais relacionadas à moda.Da criação à comunicação nenhum trabalho é bem feito sem os conhecimentos sobre tudo o que já foi inventado, criado, usado e vivido ao longo da história das sociedades.
O conhecimento da História da Moda serve para dar suporte ao tentar , desvendar as modas futuras com base no estudo dos comportamentos atuais e nos comportamentos passados.


Gostaram Girls? Eu adoooooreeeei essa matéria, super importante!


Aula dada pela professora Cristiani Maximiliano
Formação: Design de Moda
Especialização: Moda: Criação, Desenvolvimento e Comunicação.
Mestrado: Ciências da Educação
Áreas de docência: Projeto de Coleção, Desenho Técnico de Moda, Pesquisa, História da Moda, Técnicas de Criatividade, Styling e Produção de Moda I e II.






7 comentários:

  1. Adorei a matéria Gabe!!! Que bom que vc está gostando... ebaaa.. bjokas

    ResponderExcluir
  2. Oi amadas,

    Acho que todo mundo tem um pouco de vontade de fazer um curso desse tipo, uma paixao! Adorei!

    Passa lá, tem post novo ..

    www.achochiq.blogspot.com

    estou sempre por aqui!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que legal, parabéns pelo curso!
    Vai ter sorteio de acessórios no blog participa???
    Link: http://amonailart.blogspot.com/2012/01/sorteio-em-parceria-com-marcos-argola.html
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Que post ótimoooo!
    Completo e bem escrito!
    Deve ser o máximo teu curso..
    eu ia amar. hehehe
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha,amei o post.Esse curso deve ser bem legal:)

    Mudança de url: http://manequimdeestilo.blogspot.com

    Não é mais : http://grilsfashionstars.blogspot.com/
    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post!
    Bjins
    Kell
    www.estampadeoncinha.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu já tive história da moda, é meio cansativo, mas é uma matéria muito gostosa!!!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir